terça-feira, 24 de maio de 2011

Como comprar os alimentos


Abaixo seguem algumas dicas de como escolher o melhor para sua saúde!



Vá a estabelecimentos que mantenham a higiene das instalações e dos funcionários, que ofereçam produtos de boa qualidade e a preços acessíveis. Leia com atenção os rótulos dos produtos, observando a data de fabricação, prazo de validade, ingredientes e peso. Não compre alimentos com aparência duvidosa (latas amassadas, estufadas, embalagens furadas ou abertas). Observe o aspecto das embalagens a vácuo. Elas devem estar sem a presença de líquidos e os alimentos não devem apresentar manchas.

FRUTAS E HORTALIÇAS VERDURAS E LEGUMES:  Compre as frutas e hortaliças da época, porque são as de melhor qualidade e mais baratas. Prefi ra as hortaliças e frutas fi rmes e novas, sem partes estragadas, machucadas ou rachadas.

CARNES, OVOS E LATICÍNIOS: Compre a carne bovina de cor vermelha clara (cor natural). Não compre se apresentar partes escuras. A carne deve ser moída na hora. Não compre a carne suína se notar pequenas bolinhas brancas. Elas indicam a presença do parasita "solitária". Adquira peixes com guelras vermelhas, olhos brilhantes, carne com consistência firme e macia, e escamas presas à pele. Selecione carnes de aves que estejam firmes, apresentem coloração amarelo-pálido, brilhante e cheiro suave. A cor esverdeada indica que o alimento está estragado. Ovos não devem ter manchas e rachaduras. Observe se as carnes, produtos lácteos e frios estão sob refrigeração. Em relação a produtos de origem animal, verifique se estão sob fiscalização sanitária oficial, com carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Os benefícios da maçã

A maçã é uma fruta de baixas calorias rica em fibras solúveis - contém um tipo de carboidrato complexo, chamado pectina, que uma vez dissolvido em água, produz uma massa gelatinosa, viscosa que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, eliminando-os com as fezes, consequentemente diminui a taxa de colesterol na corrente sanguínea, além de evitar a formação de cálculos biliares (formados por colesterol).
A pectina forma uma massa gelatinosa, viscosa que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, eliminando-os com as fezes. Assim, não havendo a reciclagem dos ácidos biliares no tubo digestivo, o organismo mobiliza o colesterol para formar novos ácidos biliares, indispensáveis no metabolismo das gorduras e do colesterol, consequentemente diminui-se a taxa de colesterol sanguíneo, além de evitar a formação de cálculos biliares ( normalmente saturados de colesterol).
A pectina torna a absorção de glicose mais lenta na luz intestinal, fazendo com que seja absorvido mais lentamente, evitando desta maneira que ocorra aumento, pico da insulina, o que diminui a transformação do açúcar em gordura ( reserva no tecido adiposo).
Possui ainda em sua composição um alto teor de potássio o que auxilia na eliminação do sódio excedente e consequentemente o excesso de água retida no corpo.
Rica vitaminas, minerais e fitoquímicos ( substâncias protetoras da saúde) – chamado quercetina.
seu consumo diário:
• reduz o risco de doenças cardiovasculares
• retarda o envelhecimento,
• previne câncer de fígado, próstata, aparelho digestivo, pulmão e mama,
• fortalece funções pulmonares,
• reduz a taxa de colesterol do sangue,
• diminui a taxa de bactérias na boca evitando cáries.
Uma das principais ações da quercetina está em promover a remoção dos radicais livres ( ação antioxidante), tendo assim uma ação citoprotetora em situações de dano celular.
A maçã por suas propriedades nutricionais e antioxidante auxilia na diminuição da oxidação do LDL ( mau colesterol), diminuindo a peroxidação lipídica.
A vitamina C tem um efeito sinérgico com a quercetina que auxilia na sua melhor ação.
Uma maçã de tamanho médio, em torno de 140g fornece em média 80kcal e 2,5g de fibras.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O que é índice glicêmico?

Todos os carboidratos são digeridos e transformados em glicose, o combustível do organismo. Quando essa transformação é rápida, diz-se que esses alimentos possuem um IG alto. Nesses casos, a glicemia aumenta rapidamente e uma grande quantidade de insulina é secretada.
A ingestão constante de alimentos de alto IG faz o pâncreas secretar insulina continuamente para levar essa glicose para dentro das células dos músculos, onde é transformada em glicogênio. Se a ingestão de alimentos com alto IG continua, o corpo começa a converter o excesso de glicose em triglicérides, que são armazenados na forma de gordura.
Ao mesmo tempo, a secreção continuada de altos níveis de insulina cria um mecanismo de resistência no organismo. Uma das consequências é o aumento da produção de insulina.
Tem início aí um círculo vicioso: a ingestão frequente de alimentos que de elevado IG leva o organismo a se tornar resistente à insulina e a pessoa fica vez mais obesa porque quanto maior for a quantidade de glicose no sangue, mais insulina o pâncreas produz para fazer essa glicose entrar na célula para diminuir o nível sanguíneo da glicose e assim o círculo vicioso está instalado, com a resistência do organismo à glicose estabelecida. A pessoa engorda cada vez mais, isto é cada vez mais o seu nível de glicose aumenta, mais insulina é produzida e mais resistente ela fica.
Para sair deste estado, deve-se optar por alimentos de menor índice glicêmico. Assim, a insulina não será tão solicitada e a resistência diminuirá, permitindo que a glicose se mantenha em níveis menores no sangue. Isso fará diminuir também a taxa dos triglicérides.
Quando a demanda de insulina é menor, a manutenção da glicemia é melhor e há uma redução da lipidemia. Dessa maneira se consegue prevenir e tratar doenças crônicas como a obesidade, diabetes, as doenças cardíacas e até alguns tipos de cânceres.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Fique sabendo!!!

Visitando alguns sites por ai, a gente encontra sempre alguma coisa interessante, como por exemplo o da Sociedade Brasileira de Diabetes. O site traz informacoes interessantes e úteis, não somente para os portadores da doença, mas também para pessoas sadias.
Abaixo temos um pequeno exemplo do que podemos encontrar!!!!

ABÓBORA
A abóbora é um fruto rico em vitamina A. Também fornece vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Pode-se cozinhar a abóbora em pedaços grandes com casca e depois aproveitar a casca cozida fazendo farofa ou misturando-a ao arroz ou carne moída. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo. É um alimento bastante versátil, podendo ser consumida em diferentes formas como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces.


ABOBRINHA
A abobrinha contém minerais como Fósforo, Cálcio, Ferro e celulose, além de pequenas quantidades de vitamina A e vitaminas do Complexo B. Na hora de comprar, dê preferência a abobrinhas bem firmes, de cor verde-brilhante ou amarelada, conforme o tipo. Quando for preparar, evite descascar a abobrinha. No máximo raspe a casca com uma faca. Esse tipo de legume deve ser cozido no máximo por 10 a 15 minutos e sempre com pouca água, exceto na preparação de sopas. A abobrinha é bastante empregada em saladas, refogados, suflês, e é excelente nas papinhas dos bebês, por sua consistência e fácil digestão. Seu período de safra vai de outubro a maio.

BATATA INGLESA
A batata é pobre em gordura e rica em carboidratos. É fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B, e se destaca como fonte de vitamina C entre os alimentos básicos. A batata pode ser encontrada em uma grande diversidade de cores de casca e polpa. Evite comprar tubérculos brotados porque estes têm menor durabilidade e menor qualidade nutritiva. A batata é uma hortaliça muito versátil que pode ser utilizada em uma infinidade de pratos, como acompanhamento de qualquer tipo de carne, ave ou peixe ou substituindo o arroz e o macarrão. A casca da batata é comestível e quando o cozimento é feito com casca a perda de nutrientes é menor.

FEIJÃO
Principal fonte de proteína vegetal, o feijão representa um dos principais alimentos em muitas regiões do Brasil. Tem bom teor calórico e protéico. Quando consumidos juntos, arroz e feijão se completam formando uma boa combinação protéica. O feijão é uma boa fonte de fibras solúveis e Ferro. A safra do feijão acontece durante o ano todo.

IORGUTE

Valor nutritivo: O iogurte é considerado excelente alimento pelas suas propriedades nutritivas e digestivas. Contém proteínas, gorduras e carboidratos e conserva as mesmas vitaminas e sais minerais do leite, mas é ainda mais digestivo do que este. Ao iogurte atribui-se o poder de prolongar a vida. Isto porque os povos dos Balcãs, conhecidos por sua longevidade, alimentavam-se quase exclusivamente de iogurte e batata.

Além disso, o iogurte possui propriedades anti-sépticas e antibióticas. Alimento indicado para o aumento do funcionamento do sistema imunológico.



;)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Alimentação e Saúde parte II

O ideal, quando se faz uma dieta, é perder 10% do peso corporal em seis meses e manter essa perda por mais um semestre, pelo menos, para normalizar a pressão arterial e os níveis de gordura e do açúcar no sangue.
A fórmula para uma dieta saudável é que 55% do total de nutrientes consumidos seja de carboidratos. Outros 20% devem ser de proteínas e 25% de gorduras. A dieta deve ser elaborada por uma nutricionista e atender as necessidades individuais.
Fazer atividade física é indispensável na administração do peso. O exercício contribui para a redução do peso e a sua manutenção, além de diminuir a gordura abdominal e melhorar o condicionamento cardiorespiratório. O ideal é iniciar com um programa de atividade física três a cinco dias por semana.
A intensidade deve ser moderada e a atividade mantida por 30 a 45 minutos. O carboidrato, e não a gordura, é o combustível principal para atividades físicas acima de 70% da capacidade aeróbica, a intensidade na qual a maioria das pessoas treina e a gordura só passa a ficar disponível como combustível depois de uns 20 minutos de exercício. Portanto, uma vez por semana deve-se fazer uma atividade intensa durante 30 minutos.

Prazo de validade dos produtos

            Prazo de validade é o período de tempo no qual os alimentos são conservados de modo a manter suas características nutricionais, sensrias, físico-químicas e microbiológicas.
            A partir do momento em que ocorre a abertura da embalagem original, perde-se imediatamente o prazo de validade informado pelo fabricante. Sendo assim, os alimentos pós-manipulados requerem estabelecimento de um novo prazo para serem utilizados.Tal prazo é chamado de Recomendações de Uso ou Critérios de Uso.
            Para produtos manipulados, inclusive embalagens abertas de produtos industrializados, deve-se seguir os Critérios de Uso determinados a seguir:



Alimentos congelados
(Carnes cruas ou cozidas, inclusive pescado, sobremesas e outros alimentos congelados)
Temperatura de congelamento
Tempo máximo de armazenamento
Alimentos congelados
0°C a -5°C
Até 10 dias
Alimentos congelados
-5°C a -10°C
Até 20 dias
Alimentos congelados
-10°C a -18°C
Até 30 dias
Alimentos congelados
Abaixo de -18°C
Até 90 dias




Alimentos refrigerados
Temperatura de refrigeração
Tempo máximo de armazenamento
Carnes (exceto pescado) e seus produtos manipulados crus.
Até 4°C
Por 72 horas
Pescados e seus produtos manipulados crus.
Até 4°C
Por 24 horas
Alimentos pós-cocção (exceto pescado)
Até 4°C
Por 72 horas
Pescado pós-cocção
Até 4°C
Por 24 horas
Sobremesas, frios e laticínios manipulados
Até 4°C
Por 72 horas
Sobremesas, frios e laticínios manipulados
Até 6°C
Por 48 horas
Sobremesas, frios e laticínios manipulados
Até 8°C
Por 24 horas
Maionese manipulada e misturas de maionese com outros alimentos
Até 4°C
Por 48 horas
Maionese manipulada e misturas de maionese com outros alimentos
Até 6°C
Por 24 horas
Hortifruti in natura pós-manipulados
Até 10°C
Por 72 horas



Como o post tinha simplesmente desaparecido sem me dar explicações...rs...postei novamente!!!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Alimentacao e saúde

O excesso de peso deixou de ser visto como um sinal de saúde, como era antigamente. Na última década, especialmente, passou a ser estudado em profundidade por especialistas de várias áreas da medicina. Uma das razões desse interesse foi o aumento impressionante do número de crianças e adultos obesas e de suas consequências.
O exército de obesos cresceu em todas as classes sociais, sem distinção de sexo ou idade. Com o passar do tempo, a obesidade aumenta as chances de doenças como a hipertensão e a diabete.
Em vários países, a epidemia de obesidade é considerada um problema de saúde pública e é alvo de políticas governamentais na tentativa de prevenir os danos à saúde trazidos pelo excesso de peso.
Felizmente, a medicina já avançou muito no conhecimento dos fatores envolvidos e no detalhamento das consequências do problema. Já se tem certeza de que é uma doença multidisciplinar, ou seja, envolve a ação de diversos fatores. Ela é resultado da combinação de aspectos sociais, comportamentais, emocionais, culturais, metabólicos e genéticos.
E se antes também era vista como um problema relacionado apenas ao comportamento (não se dizia que os gordos eram preguiçosos?), passou a ser compreendida como uma condição crônica, que se desenvolve lentamente.

Continua....