quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quinta das receitas!!!

Olá pessoal!!! Agora vamos ter a "quinta das receitas" onde será postado uma receita diferente e nutritiva por semana!!!!
Quando fizer alguma e gostar, comente!! É importante compartilharmos. Mandem também as suas idéias para mim, no email que esta ali ao lado....se for boa sera publicada!!!rs.

Lanche rápido e com gostinho de final de semana!!!


Ingredientes (para uma porção)

2 fatias de pão de forma integral
1 colher (sopa) de cenoura ralada (crua)
1 colher (sopa) cheia de milho verde
1 colher (sopa) de Cottage
1 fatia de presunto de Peru

Misture a cenoura ralada, o milho verde e o de cottage para que fique como uma pasta.

Montagem

  Recheie as fatias de pão com a fatia de presunto de peru e a pasta preparada. Leve ao forno envolto em papel laminado e deixe aquecer por 5 minutos.


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Efeitos termogênicos, calorias e afins

Calorias de acordo com o dicionario eletronicos.f. Unidade de medida da quantidade de calor (símb.: cal), equivalente à quantidade de calor necessária para elevar de 1°C a temperatura de um grama de um corpo cujo calor específico é igual ao da água a 15°C sob pressão atmosférica normal (101.325 pascals), o que equivale experimentalmente a 4,1868 joules. Expressa-se em calorias o valor energético dos alimentos.
Wikicpedia: Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 °C para 15,5 °C. O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 calorias por dia, na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias) por dia.

Passei boa parte da manhã pesquisando sobre calorias, se as calorias de um alimento são influenciadas pela temperatura, o que seria realmente o efeito termogênico dos alimentos.....nao encontrei muita coisa!!!

Bem, como sabemos, caloria é a energia que um alimento te fornece, como um "combustível" para seu corpo viver. E entendendo seu significado, seria  a quantidade de calor que seu corpo gasta para elevar a temperatura de 1 quilograma de água de 14,5°C para 15,5°C. Essa energia vem dos CARBOIDRATOS que contem 4 Cal/g, LIPÍDIOS com 9 Cal/g e PROTEÍNAS também com 4 Cal/g. Temos ainda o àlcool que te fornece 7 Cal/g.

Então eu penso que, se um alimento está em uma temperatura mais fria, seu corpo vai gastar mais energia para conseguir deixar sua temperatura "ideal", portanto você gastará mais calorias. 
Se ele estiver numa temperatura quente não vai fazer diferença em suas calorias, ele vai continuar te dando o mesmo tanto de carboidratos, lipídios e proteínas, e seu corpo vai digeri-lo da mesma forma.
Mas não saia por aí tomando quilos de sorvete!!!!!

E o que seriam esses alimentos chamados termogênicos?
Eles aumentam seu metabolismo e a temperatura interna corporal. 
Seu corpo queima calorias para fazer a digestão, absorção e metabolismo dos alimentos (termogênese obrigatória), certo. Quanto maior a dificuldade dele ser digerido, maior seu efeito termogênico (termogênese facultativa). Quanto maior esse valor, maior o seu gasto calórico. 
A termogênese facultativa também é estimulada pelo frio!!

Descobri que a dieta hiperproteica é mais termogênica que as dietas hiperglicídicas e hiperlipídicas, enquanto que as dietas ricas em carboidrato parecem ser mais termogênicas que as ricas em lipídio, mas os resultados ainda são controversos. (http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222007000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es&tlng=pt)
Faz sentido se você pensar pelo fato de que carnes, por exemplo, demoram mais tempo para fazer a digestão....mas não sei se é o caso.

O poste de hoje vai ficar para uma reflexão. Quem sabe vocês me ajudam a descobrir mais coisas.... o que souberem podem deixar nos comentários!!! E se eu escrevi alguma bobagem, desculpem e podem corrigir.

Depois eu deixo algumas dicas sobre os alimentos termogênicos, não são deles que vim falar hoje!!! ;)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Perca 15 kg em uma semana!!!









Calma, está tudo bem, ainda não estou louca!!! O título foi só para chamar a sua atenção!!!

Quando vim escrever aqui no blog hoje, fiquei pesando, o que as pessoas estão realmente interessadas em ler? O que seria legal para postar que ia trazer interesse?
Lembrando das conversas com amigas, olhando revistas e anúncios de internet cheguei a conclusão de que, pelo menos para o público feminino, o que a gente mais vê e escuta é: quero emagrecer!!! O que eu faço pra perder peso? Emagreci 15kg em uma semana!!!! Você também pode!!!
Aiaiai....isso assusta!!!!
Porque as pessoas pensam tanto nessa ideia de peso? Porque não estar satisfeito?
Bom, está certo que quando estamos com o peso acima do considerado "ideal" realmente pode vir na bagagem algumas doenças que não nos interessa, aí sim, é mesmo a hora de querer perder peso!!!
-Mas e como vou fazer isso? Devo tomar algum remédio para ajudar? Os shakes milagrosos são minha solução? Eu não consigo para de comer!!!!
Calma!!!! Ninguém consegue atingir suas metas da noite pro dia!!!Nem mesmo pra ganhar dinheiro.... a não ser ganhando na loteria.
Dormi e acordei com o corpo da Juliana Paes!!!! Haha!!!

Primeiro, consciencia!!!! Você não deve fazer uma dieta milagrosa, achar que comprar uma caixa de remédios vai resolver sua vida...NÃO. Você deve procurar o profissional mais indicado e começar a sua reeducação alimentar.
O que seria? Comer de tudo mas não tudo!!!!! Mudar seus hábitos alimentares, mas que realmente se encaixe com seu ritmo e estilo de vida, pois se não, nem dura um mês!!
Tenha sempre paciência!! Os resultados vão vir a longo prazo....   

Faça alguma atividade física, ninguém consegue bons resultados assistindo novelas no sofá. Procure algo goste, que te dê prazer. Vá até um profissional da área, dance, pule, corra. Vá para o trabalho de bicicleta!
Traga ao novo estilo de vida as pessoas ao seu redor, os que moram com você, namorado (a), isso ajuda e muito. Ninguém é tao forte que consiga morar numa casa cheia de doces todos os dias e não comer!! O apoio é fundamental.
Pense  positivo, nada melhor do que o nosso cérebro para nos ajudar. Quanto mais você pensa que é difícil perder peso, que não consegue para de comer, mais difícil vai ser!!!!

Não se prive dos alimentos, é importante poder comer de tudo. Ninguém precisa passar fome ou morrer de vontade por um doce, um bombom pode ter as mesmas calorias de uma maçã!! Saiba incluir os alimentos "proibidos"




E o mais importante, viva!!! Não fique preso as aparências, não seja compulsivo pela balança, goste de si mesmo em primeiro lugar!!!!
A reeducação alimentar é para a vida toda, depois que você aprende a comer pode dizer adeus aos shakes e dietas milagrosas que fez a Ivete Sangalo voltar ao corpo em 4 dias!!!! Haha...   ;o)


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Entendendo o diabetes parte II

Diabetes, tem como evitar?
SIM!! É só fazer as escolhas certas!! Principalmente para as criança.
O diabetes está se tornando também a doença das crianças, que estão sedentaria, engordando mais e comendo muito alimento industrializado.

ATENÇÃO: Orientações aos diabéticos e pré- diabéticos.

Preferir
· Alimentos ricos em fibras (pão, arroz, biscoitos integrais, inhame, aipim, leguminosas);
· 3 porções de frutas/dia: 1 porção = 1 banana ou 1 maçã ou 1 cacho pequeno de uvas ou 1/2 manga ou 1/4 abacate;
· Leite/iogurte/coalhada desnatados, queijo minas, ricota e cottage (para não extrapolar a cota de gordura saturada permitida);
· 2 col. sopa farelo de aveia (reduz absorção glicose e colesterol);
· Azeite de oliva extravirgem (fonte de antioxidantes e Ácido graxo monoinsaturado), óleo de canola, margarina macia ou líquida com até 40% de lipídios;
· Alternar peixes gordos: sardinha, atum, salmão, cavala (fonte de Ômega-3) com peito de frango e carne bovina magra (coxão-duro e patinho);
· Até um ovo por dia (cozido, pochê ou mexido no leite desnatado);
· Adoçantes artificiais alternando as marcas permitidas (aspartame, sucralose, steviosídeo e acesulfame K);
· Associar na mesma refeição alimentos com baixo, médio e alto índice glicêmico
· Alimentos dietéticos até três vezes por semana (refrigerantes, doces, bolos, sucos, chocolates, balas
= no máximo  de quatro unidades/dia);
· Saladas cruas (folhosos) à vontade;
· Fracionamento da dieta em seis refeições/dia ou intervalo de 3-3 horas (refeições pouco volumosas e com fonte de proteína antes de dormir para evitar hiperglicemia à noite - ex.: mingau a 3%, leite com
torradas) ;
· Em caso de hiperglicemia: 15g de carboidratos (1/2 xícara de suco de laranja, uva ou maçã; ou 1 copo de leite; ou 3 cream crackers; ou 1 colher sopa mel ou açúcar).

Evitar
· Gordura saturada (pele de aves, carnes gordas bovina e suína, leite de coco, creme de leite, bacon, manteiga, toucinho, leite integral, azeite-de-dendê);
· Açúcares (sacarose, mel, melado, rapadura, sorvetes, gelatinas, frutas cristalizadas, geléias, doces de corte);
. Adoçantes à base de frutose, sorbitol e manitol (contribuem para as complicações crônicas do diabetes);
. Cereais refinados (arroz, pão, biscoito, bolo e preparações feitas com farinha de trigo refinada);
. Mistura de arroz + pão + macarrão + batata na mesma refeição;
.  Refrigerantes, sucos prontos e artificiais;
.  Pão doce, biscoito recheado, chocolate;
.  Frituras;
.  Bebidas alcoólicas;
.  Jejum prolongado ou excesso de alimentação.

Sintomas da hipoglicemia: fome, tremor, suor, ansiedade, pulso rápido, visão turva, palidez, alteração do humor, falta de concentração.

Sintomas da hiperglicemia: cansaço, visão turva, sede, idas freqüentes ao banheiro para urinar, perda de peso.

Saúde, nosso bem mais precioso!!!

domingo, 3 de julho de 2011

Entendendo o diabetes parte I

Esse texto vem de um email que recebi e achei super interessante, é do RHVIDA e espero que vocês curtam!!!

"O corpo se alimenta principalmente de duas substancias: a primeira e o açúcar, que no nosso organismo e chamado de glicose, que vem dos alimentos.A segunda é o oxigênio,
O açúcar e o oxigênio são transportados pelo sangue e distribuídos para todos os órgãos e celular do corpo. E as células transformam o açúcar e o oxigênio em energia. Para conseguirmos essa energia, o açúcar que está no sangue precisa passar para dentro das células. Como o açúcar não consegue passar sozinho, o organismo utiliza um "transportador" que é a insulina.
E o que é a insulina?
É uma substancia produzida pelo organismo que tem a finalidade de colocar a glicose dentro da célula para que esta possa produzir energia necessária a vida.
E o que é o diabetes?
É uma doença que acontece quando o organismo produzo pouca ou nenhuma insulina. E sem insulina a glicose não entra na célula.
Enquanto as células morrem por falta de açúcar e energia, o sangue se torna um melado cheio de glicose que não pode entrar na célula, e o corpo inteiro adoece!!
O pâncreas e responsável pela produção de insulina. A quantidade de insulina produzida, vai depender da quantidade de açúcar que se come. Quanto mais açúcar é ingerida, mais o pâncreas tem que trabalhar.


E não se iluda...no escurinho do organismo pão, biscoito, farofa, pizza, sorvete, chopp, vinho, cerveja, cachaça, batata, tudo isso e muito mais, é o mesmo que açúcar!!!


E por que o pâncreas deixa de produzir insulina?
Porque cansa!!
Espera que a gente faça exercícios para ajudar a consumir a glicose, tem esperança que a gente não engorde. Conforme a gente vai engordando são necessárias quantidades maiores de insulina para colocar a glicose dentro das células. Até chegar o momento em que o pâncreas não consegue mais produzir tanta insulina!!
O diabetes começa muitos anos antes do açúcar aumentar no sangue. Começa em qualquer idade, quando nos fazemos as três piores escolhas:
- engordar;
- não fazer exercício físico;
- não se alimentar direito.



Com o passar dos anos quantidade de insulina vai AUMENTANDO, mas seu capacidade de colocar o açúcar dentro da célula vai DIMINUINDO, até que não funciona mais.
Nesse momento quem aumenta sangue é a glicose, é o diabetes, que por longos anos ficou nos espreitando.
A gente foi criando um monstro sem se dar conta!!!!!"

Continua......