domingo, 20 de novembro de 2011

Fibras da dieta

As substancias comumente chamadas de fibras são componentes de origem vegetal que não constituem fonte de energia porque não são hidrolisadas por enzimas do intestino humano.
Elas pode ser classificadas como:
Fibras solúveis - a influencia das fibras solúveis no trato alimentar está relacionada à sua habilidade de se ligar a água, formar géis e também no seu papel como substrato para fermentação de bactérias colônicas.
Fibras insolúveis - são encontradas em todos os tipos de substancia vegeta; entretanto, sua principal fonte são as camadas externas de grãos cereais.
Durante o seu transito pelo trato alimentar as fibras da dieta tem uma grande oportunidade de interagir com substratos, efetores e produtos da digestão, bem como com uma variedade de outras substancias progredindo em direção a absorção ou excreção. Tem-se observado o envolvimento das fibras da dieta com vários estados de doença. Veja alguns exemplos.

Doenças do cólon - algumas doenças do cólon parecem ser favoravelmente afetadas pelo aumentos nos níveis das fibras da dieta como a constipação, diarreia, diverticulite e câncer colorretal. As fibras solúveis e insolúveis contribuem para o aumento do bolo fecal através da absorção de água e pela adição de substancias não digeríveis. Mas lembrem-se, sem quantidade suficiente de água elas podem piorar a situação produzindo fezes secas. Particularmente as fibras insolúveis parecem normalizar o transito intestinal  tornando-o mais rápido em pessoas com constipação e prolongando-o naquelas que apresentam transito rápido ou diarreia.
Doença Cardiovascular - Fibras solúveis quando oferecidas em grande quantidade pode reduzir o colesterol do sangue.
Diabetes - Fibras hidrosolúveis exercem um efeito hipoglicêmico porque atrasam o esvaziamento gastrico, diminuem o transito intestinal e reduzem a absorção da glicose. Também tornam mais lenta a hidrolise do amido.





A ingestão deve consistir de quantidades iguais de fibras solúveis e insolúveis. Esta ingestão pode ser obtida com 5 ou mais tipos de frutas e vegetais e 6 tipos de grãos totais, cereais e legumes.
Uma ingestão diária de fibras na dieta pode ser muito benéfica a sua saúde!!!! Fique atento!!!



domingo, 6 de novembro de 2011

Síndrome metabólica


Você sabe o que é a síndrome metabólica?


O termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. A Síndrome Metabólica tem como base à resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o aparecimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.
Isso nos leva a crer, mais uma vez, que peso adequado, alimentação saudável e atividade física regular são os pilares de uma vida sadia. Que assim como previne a síndrome metabólica previne também varias outras doenças crônicas.
O diagnóstico é dado quando três ou mais fatores de risco estiverem presentes numa mesma pessoa.
Quais são eles?
-Grande quantidade de gordura abdominal - Em homens cintura com mais de 102cm e nas mulheres maior que 88cm;
-Baixo HDL ("bom colesterol") - Em homens menos que 40mg/dl e nas mulheres menos do que 50mg/dl.;
-Triglicerídeos elevado (nível de gordura no sangue) - 150mg/dl ou superior;
-Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior ou se está utilizando algum medicamento para reduzir a pressão;
-Glicose elevada - 110mg/dl ou superior.
Para a maioria das pessoas o desenvolvimento da síndrome aumenta com o envelhecimento. O risco aumenta se a pessoa tem uma vida sedentária, sem atividade física e se tem:
·         aumento do peso, principalmente na região abdominal (circunferência da cintura);
·         histórico de diabetes na família;
·         níveis elevados de gordura no sangue;
·         pressão alta.

A maioria das pessoas que tem a Síndrome Metabólica sente-se bem e não tem sintomas. Entretanto, elas estão na faixa de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como as cardiovasculares e o diabetes.
É uma doença silenciosa, cuidado!!!
O aumento da atividade física e a perda de peso são as melhores formas de tratamento, mas pode ser necessário o uso de medicamentos para tratar os fatores de risco.

Recomendações:
Lembre-se de que a síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna associada à obesidade. Alimentação inadequada e sedentarismo são os maiores responsáveis pelo aumento de peso. Coma menos e mexa-se mais;

Deixe o carro em casa e caminhe até a padaria ou a banca de revistas. Sempre que possível, use as escadas em vez do elevador. Atividade física não é só a que se pratica nas academias;


Escolha criteriosamente os alimentos que farão parte de sua dieta diária. As dietas do Mediterrâneo, ricas em gorduras não-saturadas e com reduzida ingestão de carboidratos, tem-se mostrado eficazes para perder peso;

Evite cigarro e bebidas alcoólicas que, associados aos fatores de risco, agravam muito o quadro da síndrome metabólica.

Procure um profissional indicado, nunca se medique sozinho.

Se você está aí parado, só em frente ao computador, lembre-se que os dedos não precisam se exercitar tanto!!!hahaha.......comece uma mudança hoje!!! Não deixe que alguma doença apareça para se preocupar. Prevenir é melhor do que remediar!!  ;)