domingo, 29 de janeiro de 2012

Ovos: comer ou não comer? Eis a questão!!




Durante muito tempo o ovo foi dito como vilão, por ser um alimento de fonte animal e estar relacionado com o aumento de colesterol. Pesquisas já provaram o contrario, a contribuição dos ovos é insignificante para doenças coronarianas.
Além disso, alguns estudos já apontaram benefícios à saúde com o consumo dos ovos. Um estudo realizado recentemente verificou que o consumo de dois ovos ao dia em associação a uma alimentação saudável promoveu perda de peso significante. Segundo Nikhil Dhurandhar, professor do Departamento de Infecções e Obesidade do Centro Médico da Universidade da Louisiana, um grupo de mulheres, que consumiram dois ovos no café da manhã durante oito semanas como parte de uma dieta, perdeu 65% a mais de peso. Além disso, a redução de massa de gordura na cintura foi 83% maior. Essas mulheres mostraram mais energia do que outras, cujo café da manhã continha a mesma quantidade de calorias, mas sem ovos.
Outro estudo verificou que os ovos são importantes fontes dos fitoquímicos luteína e zeaxantina, que contribuem para a saúde dos olhos. Ainda, a colina presente em grande quantidade na gema do ovo, está associada com melhor desempenho cognitivo.
Calcula-se que dois ovos contêm 250 mg de colina, cerca da metade do total de que o organismo necessita por dia. Outras fontes do nutriente são o fígado e o germe de trigo.
Mas fique atento a sua preparação!
A maioria das pessoas gosta de consumi-los fritos, que como vocês já sabem não é uma boa opção de preparação de alimentos, pois o óleo quando chega altas temperaturas se torna gordura saturada, tipo muito prejudicial a saúde.
E podemos chegar a conclusão de que sim, devemos incluir o ovo em nossa alimentação. Ele é uma excelente fonte de importantes nutrientes como proteínas, vitaminas (vitamina B2, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12) e, minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro). Devemos apenas preferir sempre as preparações cozidas, poché, omeletes e em receitas diversas.
Enjoy!!! ;)

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Quinta das receitas

Oi gente!!!
Hoje na quinta das receitas temos um quibe de quinua. Ela é fácil de ser feita, nutritiva e não contém glúten!!
Como já foi dito aqui no blog, a quinua e um grão muito rico e com ótimas funcionalidades.

Ingredientes:
- 2 xícaras de carne moída
- 2 xícaras de quinua já cozida (1/2 xícara de quinua crua, rende 2 xícaras de quinua cozida)
- 1 ovo
- Temperos: cebola, hortelã, limão, canela em pó, noz moscada ralada, pimenta Síria, sal marinho.
- Tomate e Cebolas em rodelas

Modo de Preparo:
- Colocar todos os ingredientes numa vasilha, exceto a cebola e o tomate em rodelas.
- Misturar bem até ficar uma massa.
- Untar uma assadeira com azeite e colocar a massa.
- Levar ao forno para assar.
- Quando estiver quase pronto, colocar a cebola e o tomate em rodelas, levando ao forno apenas para aquecer.

Bom apetite!!!! ;)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Dez passos para uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é aquela que reúne os seguintes atributos: é acessivel, não é cara,  valoriza a variedade, as preparações usadas tradicionalmente, é harmônica em quantidade e qualidade, naturalmente colorida e segura sanitariamente.
Os  Dez Passos para uma Alimentação Saudável são orientações práticas que o Ministério da Saúde criou sobre alimentação para pessoas saudáveis com mais de dois anos de idade. Caso você tenha alguma doença como diabetes, hipertensão, colesterol alto e necessite de orientação nutricional específica, procure um nutricionista. 
Comece escolhendo aquela orientação que lhe pareça mais fácil, interessante ou desafiadora e procure segui-la todos os dias. Não é necessário que você tente adotar todos os passos de uma vez e também não é preciso seguir a ordem dos números sugerida nos 10 passos.


1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. 
Não pule as refeições. Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de ficar com muita fome e exagerar na quantidade quando for comer. Evite “beliscar” entre as refeições, isso vai ajudar você a controlar o peso.Aprecie a sua refeição, coma devagar, mastigando bem os alimentos. Saboreie refeições variadas dando preferência a alimentos saudáveis típicos da sua região e disponíveis na sua comunidade.


2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. 
Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.Alimentos como cereais (arroz, milho, trigo), pães e massas, preferencialmente na forma integral; tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim são a mais importante fonte de energia e devem ser o principal componente da maioria das refeições, pois são ricos em carboidratos.Distribua as seis porções desses alimentos nas principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e nos lanches entre elas.


3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.   
Frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras e devem estar presentes diariamente nas refeições, pois contribuem para a proteção à saúde e diminuição do risco de ocorrência de várias doenças.
Varie o tipo de frutas, legumes e verduras consumidos durante a semana. Compre os alimentos da época (estação) e esteja atento para a qualidade e o estado de conservação deles.


4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde. 
Misture uma parte de feijão para duas partes de arroz cozido. Varie os tipos de feijão usados (preto, da colônia, manteiguinha, carioquinha, verde, de corda, branco e outros) e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas. A soja, o grão-de-bico, a ervilha seca, a lentilha podem ser cozidos e usados também em saladas frias. A fava também é uma leguminosa de ótima qualidade nutricional.


5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
Os adultos devem preferir leite e derivados com menores quantidades de gorduras (desnatados). Gestantes devem dar preferência a esses alimentos nas formas integrais, se não houver orientação contrária de seu nutricionista ou médico.Consuma mais peixe e frango e sempre prefira as carnes magras. 


6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, embutidos (salsicha, lingüiça, salame, presunto, mortadela), queijos amarelos, frituras e salgadinhos, para, no máximo, uma vez por semana. Use pequenas quantidades de óleo vegetal quando cozinhar (canola, girassol, milho, algodão e soja), sem exagerar nas quantidades. Uma lata de óleo por mês é suficiente para uma família de quatro pessoas. 


7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
Consuma no máximo uma porção do grupo dos açúcares e doces por dia. Valorize o sabor natural dos alimentos e das bebidas evitando ou reduzindo o açúcar adicionado a eles. Diminua o consumo de refrigerantes e de sucos industrializados; a maioria dessas bebidas contém corantes, aromatizantes, açúcar ou edulcorantes (adoçantes artificiais), que não são bons para a saúde. 


8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
A quantidade de sal por dia deve ser, no máximo, uma colher de chá rasa, por pessoa, distribuída em todas as refeições. Utilize temperos como cheiro verde, alho, cebola e ervas frescas e secas ou suco de frutas, como limão, para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos.    


9. Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
A água é muito importante para o bom funcionamento do organismo das pessoas em todas as idades. O intestino funciona melhor, a boca se mantém úmida e o corpo hidratado. Use água tratada, fervida ou filtrada para beber e preparar refeições e sucos.


10. Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.  mantenha o peso dentro de limites saudáveis.
Além da alimentação saudável, a atividade física regular é importante para manter um peso saudável.
Movimente-se! Descubra um tipo de atividade física agradável, o prazer é também fundamental para a saúde. Caminhe, dance, ande de bicicleta, jogue bola, brinque com crianças. Aproveite o espaço doméstico e espaços públicos próximos a sua casa para movimentar-se. Convide os vizinhos, amigos e familiares para acompanhá-lo.

Com hábitos alimentares e de vida saudáveis conseguimos ter saúde para alcançar nossos objetivos!! Não é fácil mudar, mas se você não começar, nunca vai conseguir!!!Vá em frente e não se apavore!!! ;)

Fonte: Ministério da Saúde