domingo, 6 de novembro de 2011

Síndrome metabólica


Você sabe o que é a síndrome metabólica?


O termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. A Síndrome Metabólica tem como base à resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o aparecimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.
Isso nos leva a crer, mais uma vez, que peso adequado, alimentação saudável e atividade física regular são os pilares de uma vida sadia. Que assim como previne a síndrome metabólica previne também varias outras doenças crônicas.
O diagnóstico é dado quando três ou mais fatores de risco estiverem presentes numa mesma pessoa.
Quais são eles?
-Grande quantidade de gordura abdominal - Em homens cintura com mais de 102cm e nas mulheres maior que 88cm;
-Baixo HDL ("bom colesterol") - Em homens menos que 40mg/dl e nas mulheres menos do que 50mg/dl.;
-Triglicerídeos elevado (nível de gordura no sangue) - 150mg/dl ou superior;
-Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior ou se está utilizando algum medicamento para reduzir a pressão;
-Glicose elevada - 110mg/dl ou superior.
Para a maioria das pessoas o desenvolvimento da síndrome aumenta com o envelhecimento. O risco aumenta se a pessoa tem uma vida sedentária, sem atividade física e se tem:
·         aumento do peso, principalmente na região abdominal (circunferência da cintura);
·         histórico de diabetes na família;
·         níveis elevados de gordura no sangue;
·         pressão alta.

A maioria das pessoas que tem a Síndrome Metabólica sente-se bem e não tem sintomas. Entretanto, elas estão na faixa de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como as cardiovasculares e o diabetes.
É uma doença silenciosa, cuidado!!!
O aumento da atividade física e a perda de peso são as melhores formas de tratamento, mas pode ser necessário o uso de medicamentos para tratar os fatores de risco.

Recomendações:
Lembre-se de que a síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna associada à obesidade. Alimentação inadequada e sedentarismo são os maiores responsáveis pelo aumento de peso. Coma menos e mexa-se mais;

Deixe o carro em casa e caminhe até a padaria ou a banca de revistas. Sempre que possível, use as escadas em vez do elevador. Atividade física não é só a que se pratica nas academias;


Escolha criteriosamente os alimentos que farão parte de sua dieta diária. As dietas do Mediterrâneo, ricas em gorduras não-saturadas e com reduzida ingestão de carboidratos, tem-se mostrado eficazes para perder peso;

Evite cigarro e bebidas alcoólicas que, associados aos fatores de risco, agravam muito o quadro da síndrome metabólica.

Procure um profissional indicado, nunca se medique sozinho.

Se você está aí parado, só em frente ao computador, lembre-se que os dedos não precisam se exercitar tanto!!!hahaha.......comece uma mudança hoje!!! Não deixe que alguma doença apareça para se preocupar. Prevenir é melhor do que remediar!!  ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário