domingo, 29 de janeiro de 2012

Ovos: comer ou não comer? Eis a questão!!




Durante muito tempo o ovo foi dito como vilão, por ser um alimento de fonte animal e estar relacionado com o aumento de colesterol. Pesquisas já provaram o contrario, a contribuição dos ovos é insignificante para doenças coronarianas.
Além disso, alguns estudos já apontaram benefícios à saúde com o consumo dos ovos. Um estudo realizado recentemente verificou que o consumo de dois ovos ao dia em associação a uma alimentação saudável promoveu perda de peso significante. Segundo Nikhil Dhurandhar, professor do Departamento de Infecções e Obesidade do Centro Médico da Universidade da Louisiana, um grupo de mulheres, que consumiram dois ovos no café da manhã durante oito semanas como parte de uma dieta, perdeu 65% a mais de peso. Além disso, a redução de massa de gordura na cintura foi 83% maior. Essas mulheres mostraram mais energia do que outras, cujo café da manhã continha a mesma quantidade de calorias, mas sem ovos.
Outro estudo verificou que os ovos são importantes fontes dos fitoquímicos luteína e zeaxantina, que contribuem para a saúde dos olhos. Ainda, a colina presente em grande quantidade na gema do ovo, está associada com melhor desempenho cognitivo.
Calcula-se que dois ovos contêm 250 mg de colina, cerca da metade do total de que o organismo necessita por dia. Outras fontes do nutriente são o fígado e o germe de trigo.
Mas fique atento a sua preparação!
A maioria das pessoas gosta de consumi-los fritos, que como vocês já sabem não é uma boa opção de preparação de alimentos, pois o óleo quando chega altas temperaturas se torna gordura saturada, tipo muito prejudicial a saúde.
E podemos chegar a conclusão de que sim, devemos incluir o ovo em nossa alimentação. Ele é uma excelente fonte de importantes nutrientes como proteínas, vitaminas (vitamina B2, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12) e, minerais (zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro). Devemos apenas preferir sempre as preparações cozidas, poché, omeletes e em receitas diversas.
Enjoy!!! ;)

Um comentário:

  1. Adorei saber disso! Acredita que quando tenho muitas cirurgias para instrumentar como um pão com ovo pra aguentar a "luta" de 11hs em pé?! rsrsrs e funciona!!! rsrs
    Bjosss

    ResponderExcluir