quarta-feira, 27 de julho de 2011

Efeitos termogênicos, calorias e afins

Calorias de acordo com o dicionario eletronicos.f. Unidade de medida da quantidade de calor (símb.: cal), equivalente à quantidade de calor necessária para elevar de 1°C a temperatura de um grama de um corpo cujo calor específico é igual ao da água a 15°C sob pressão atmosférica normal (101.325 pascals), o que equivale experimentalmente a 4,1868 joules. Expressa-se em calorias o valor energético dos alimentos.
Wikicpedia: Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 quilograma (equivalente a 1 litro) de água de 14,5 °C para 15,5 °C. O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 calorias por dia, na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias) por dia.

Passei boa parte da manhã pesquisando sobre calorias, se as calorias de um alimento são influenciadas pela temperatura, o que seria realmente o efeito termogênico dos alimentos.....nao encontrei muita coisa!!!

Bem, como sabemos, caloria é a energia que um alimento te fornece, como um "combustível" para seu corpo viver. E entendendo seu significado, seria  a quantidade de calor que seu corpo gasta para elevar a temperatura de 1 quilograma de água de 14,5°C para 15,5°C. Essa energia vem dos CARBOIDRATOS que contem 4 Cal/g, LIPÍDIOS com 9 Cal/g e PROTEÍNAS também com 4 Cal/g. Temos ainda o àlcool que te fornece 7 Cal/g.

Então eu penso que, se um alimento está em uma temperatura mais fria, seu corpo vai gastar mais energia para conseguir deixar sua temperatura "ideal", portanto você gastará mais calorias. 
Se ele estiver numa temperatura quente não vai fazer diferença em suas calorias, ele vai continuar te dando o mesmo tanto de carboidratos, lipídios e proteínas, e seu corpo vai digeri-lo da mesma forma.
Mas não saia por aí tomando quilos de sorvete!!!!!

E o que seriam esses alimentos chamados termogênicos?
Eles aumentam seu metabolismo e a temperatura interna corporal. 
Seu corpo queima calorias para fazer a digestão, absorção e metabolismo dos alimentos (termogênese obrigatória), certo. Quanto maior a dificuldade dele ser digerido, maior seu efeito termogênico (termogênese facultativa). Quanto maior esse valor, maior o seu gasto calórico. 
A termogênese facultativa também é estimulada pelo frio!!

Descobri que a dieta hiperproteica é mais termogênica que as dietas hiperglicídicas e hiperlipídicas, enquanto que as dietas ricas em carboidrato parecem ser mais termogênicas que as ricas em lipídio, mas os resultados ainda são controversos. (http://www.scielo.org.ve/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222007000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es&tlng=pt)
Faz sentido se você pensar pelo fato de que carnes, por exemplo, demoram mais tempo para fazer a digestão....mas não sei se é o caso.

O poste de hoje vai ficar para uma reflexão. Quem sabe vocês me ajudam a descobrir mais coisas.... o que souberem podem deixar nos comentários!!! E se eu escrevi alguma bobagem, desculpem e podem corrigir.

Depois eu deixo algumas dicas sobre os alimentos termogênicos, não são deles que vim falar hoje!!! ;)

Um comentário:

  1. muitoo bom!!só que complicado esse negocio ae de calorias em !! Parabenss está muito bacana o blog

    José luiz

    ResponderExcluir