segunda-feira, 23 de maio de 2011

Os benefícios da maçã

A maçã é uma fruta de baixas calorias rica em fibras solúveis - contém um tipo de carboidrato complexo, chamado pectina, que uma vez dissolvido em água, produz uma massa gelatinosa, viscosa que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, eliminando-os com as fezes, consequentemente diminui a taxa de colesterol na corrente sanguínea, além de evitar a formação de cálculos biliares (formados por colesterol).
A pectina forma uma massa gelatinosa, viscosa que absorve os ácidos biliares no tubo digestivo, eliminando-os com as fezes. Assim, não havendo a reciclagem dos ácidos biliares no tubo digestivo, o organismo mobiliza o colesterol para formar novos ácidos biliares, indispensáveis no metabolismo das gorduras e do colesterol, consequentemente diminui-se a taxa de colesterol sanguíneo, além de evitar a formação de cálculos biliares ( normalmente saturados de colesterol).
A pectina torna a absorção de glicose mais lenta na luz intestinal, fazendo com que seja absorvido mais lentamente, evitando desta maneira que ocorra aumento, pico da insulina, o que diminui a transformação do açúcar em gordura ( reserva no tecido adiposo).
Possui ainda em sua composição um alto teor de potássio o que auxilia na eliminação do sódio excedente e consequentemente o excesso de água retida no corpo.
Rica vitaminas, minerais e fitoquímicos ( substâncias protetoras da saúde) – chamado quercetina.
seu consumo diário:
• reduz o risco de doenças cardiovasculares
• retarda o envelhecimento,
• previne câncer de fígado, próstata, aparelho digestivo, pulmão e mama,
• fortalece funções pulmonares,
• reduz a taxa de colesterol do sangue,
• diminui a taxa de bactérias na boca evitando cáries.
Uma das principais ações da quercetina está em promover a remoção dos radicais livres ( ação antioxidante), tendo assim uma ação citoprotetora em situações de dano celular.
A maçã por suas propriedades nutricionais e antioxidante auxilia na diminuição da oxidação do LDL ( mau colesterol), diminuindo a peroxidação lipídica.
A vitamina C tem um efeito sinérgico com a quercetina que auxilia na sua melhor ação.
Uma maçã de tamanho médio, em torno de 140g fornece em média 80kcal e 2,5g de fibras.

2 comentários:

  1. Adorei a dica Lina! Semana passada fiz alguns exames de rotina e as minhas taxas de colesterol e triglicédes estão altíssimas!!! Bora comer maçã!

    ResponderExcluir
  2. eiiita Lei, tem q cuidar,heim?!?!Bora comer maçã!!!!rsrsrs

    ResponderExcluir